Monday, March 13, 2006

Escola, uma mentira social!

Após alguns dias sem escrever, devido a uma crise existêncial, volto para meu blog, para este meu caderninho de anotações.
Os dias foram se passando depois do último post e, como sempre, fiquei analisando essa Djísene maluca na qual nos metemos. Nunca escrevi algo envolvendo minha profissão, por acreditar que possa parecer um pouco "Chalita" e sua pedagogia do amor, assim sendo, nunca envolvi minha profissão em meus pensamentos.
A experiência pela qual passo agora é algo muito novo para mim, leciono em um colégio do Estado no famoso EJA ( Educação de Jovens e Adultos), imprimindo um grande desafio para qualquer profissional da Educação. Mas o que mais me admira é a quantidade de pessoas em sala de aula, convivendo com a violência e com a pobreza, procuram a escola como a única fonte de conseguir um emprego melhor, para desfrutar de uma vida mais digna!
Carteiras destruidas, paredes pichadas, portas e salas lembrando detenções; a hora do intervalo é o banho de sol para aqueles que estão presos na pior das prisões, a psicologica!
Por meio de meu ofício tento libertar alguns e mostrar que a vida não é feita apenas de campos de futebol no domingo, ou novela da globo, mas sim uma série de questões que muitos podem ter acesso. Como sempre sou mal compreendido e acabo sendo taxado de louco, de um professor de que não ensina nada. Não que me comparo a Socrátes, mas sou um dos muitos Socrátes que existem mundo afora, os muitos homens da caverna que voltam para contar aos demais como a luz do sol é linda, como os animais são belos, e por isso, sou morto lentamente, a cada dia que passa, a morte fica mais evidente.
Os alunos alienados, cansados depois do trabalho, chegam em sala de aula não consegindo ter forças para debater seus pensamentos, absorvendo as informações "mastigadas" que os professores passam. E muitas vezes me pergunto, como posso cobrar estudo desses seres humanos entregues a uma vida cretina, ridícula? Como vou julgar um aluno que rouba para ter uma vida melhor?
A educação a cada dia que passa me deixa mais maravilhado com as possibilidades de compreender a mente humana, mas por uma lado, me deixa triste, revoltado, de ver pessoas nadando para morrer na praia.
Mas hoje sei que o amor pode mover o mundo, que como Hegel diz, as maiores coisas, já feitas bno mundo, foram feitas com amor, mas acredito que é so com a revolta que o mundo pode mudar, pois esse sentimento é o mais puro que pode existir,como qualquer sentimento puro ele é cordial, vem do coração e de maneira avassaladora.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home