Saturday, April 08, 2006

O palco social!

O mundo pós moderno vive uma constante luta consigo mesmo, segmentos sociais travam verdadeiras pugnas e buscam a sua maneira uma nova visão de mundo. Aboradar assuntos não vigentes em nossa sociedade planificada, que ultrapassam as visões do senso comum é o mesmo que sair da caverna e voltar para contar aos senhores do mundo das sombras, com isso, sua vida pode até estar em risco, pois os dogmáticos não querem pu não sabem ver além de seus olhos, não sabem com0 o conhecimento é algo que pode agredir aos olhos, mas com o passar do tempo, até mesmo a dor pode se tornar algo maravilhoso.
A sociedade em que vivemos, na realidade é um palco social, nas palavras de Guy Debord "A sociedade que repousa sobre a indústria moderna não é fortuitamente ou superficialmente espectacular, ela é fundamentalmente espectaculista. No espectáculo da imagem da economia reinante, o fim não é nada, o desenvolvimento é tudo. O espectáculo não quer chegar a outra coisa senão a si mesmo.Na forma do indispensável adorno dos objectos hoje produzidos, na forma da exposição geral da racionalidade do sistema, e na forma de sector económico avançado que modela directamente uma multidão crescente de imagens-objectos, o espectáculo é a principal produção da sociedade actual."
Quando nos referimos a essa sociedade do espetáculo, podemos notar que o desenvolvimento economico é mais importante que o desenvolvimento social, mesmoque há estabelecido o pensamento que uma economia forte com certeza reflete nas estruturas sociais, coisa que não podemos ver no mundo atual, em que paises capitalistas desenvolvidos, como os E.U.A , adotam em sua cultura manifestações intolerantes, presentes em toda sua sociedade.
Em nossa sociedade não passamos de atores, não precisamo efetivamente ser, necessitamos apenas parecer ser, ou seja, nessa sociedade pós moderna, aonde o valor das coisas não se encontra em sua ultilidade, mas sim no status que ela pode oferecer, muitas pessoas buscam a cada dia consumir mais e mais, para que assim possa parecer com o mocinho da novela, ou com um novo prisioneiro do Big Brother.

5 Comments:

Blogger Robson Assis said...

"Não me importa se meus filhos não terão educação, eles tem é que ter dinheiro e visual. O sonho médio vai, vai te conquistar. Mentalidade de plástico e uma imagem a zelar."

3:04 AM  
Blogger realidade sonhadora said...

Não precisa pedir para o Renan fazer um blog não, viu... rs

Se continuar desse jeito, vamos ter que parar de pensar, pois até isso a pós-modernidade quer nos levar. Mas produzir o conhecimento é melhor do que produzir o espetáculo da estagnação.

Abraço!

8:54 PM  
Blogger Joel S said...

Textos bons são para se comentar. Aproveito a deixa, já que a Net está se tornando uma programação domingueira. Tudo incutido e observado pelo 'big brother'.
Forte abraço,
j o c a

12:30 PM  
Blogger realidade sonhadora said...

Ei mestre cuca, cadê a atualização??
To ligado que sempre vem em duplinha... rs

Abraço rapá e valeu pelo feriado.

11:16 PM  
Blogger realidade sonhadora said...

larga a mão de ser zé ciumera!!! kkkk

7:18 AM  

Post a Comment

<< Home